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sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Alunos atendidos no Programa Mais Educação

Considerando-se o objetivo de garantir o direito de aprender, incidindo-se na diminuição das desigualdades educacionais por meio da ampliação da jornada escolar na perspectiva de educação integral, recomenda-se adotar como critérios para definição dos alunos do Programa Mais educação, no caso de a escola optar por não atender a totalidade de seus alunos:
-alunos que estão em situação de risco e vulnerabilidade social;
-alunos que concregam, lideram, incentivam e influenciam positivamente seus colegas;
-alunos em defasagem anoescolar/idade;
-alunos dos anos finais da 1ª fase doEnsino Fundamental;(5º ano);
-alunos de séries/anos nos quais são detectados índices de saída extemporânea e/ou repetência;
-alunos que demonstram interesse em estar na escola por mais tempo;
-alunos cujas famílias demonstram interesse na ampliação de sua permanência na escola;
Cada escola, contextualizada com seu projeto político pedagógico específico e em diálogo com sua comunidade, será a referência para a definição de quantos e quais alunos participarão das atividades, sendo desejável que todos alunos participem e que o conjunto da escola participe nas escolhas e definições.O Programa Mais Educação estabelece o mínimo de 100 alunos para o início das atividades, contudo não estabelece número máximo de alunos, o que significa que a escola pode chegar à totalidade de seus alunos incluídos no programa, de acordo com sua disponibilidade de espaço físico, apoio do sistema de ensino ao qual a escola está vinculada e sua capacidade de articulação com a comunidade.

Formação de Turmas
Para fim de cálculo de número de monitores, as turmas deverão ter 30 alunos que poderão ser de idades e séries variadas, conforme as características de cada atividade.

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